sexta-feira, 20 de novembro de 2009

20 de Novembro - Data Importantíssima









Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde elas ganham presentes, mas sim um data em que se pensa nas centenas de petizes que continuam a sofrer de maus-tratos, doenças, fome e discriminações.

Depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida, e as crianças dessas nações viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!

Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.

Por esse motivo, em 1946 um grupo de países da Organização das Nações Unidas (ONU) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que foi criado o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Apesar da sua criação, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança, daí que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças do mundo.

É assim que o dia foi comemorado, pela primeira vez, a 1 de Junho desse ano. Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a afecto, amor e compreensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita; protecção contra todas as formas de exploração; crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Só nove anos depois, a 20 de Novembro de 1959, os direitos das crianças passaram para o papel e várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a “Declaração dos Direitos da Criança

in Blog da PR


As crianças precisam que pensemos nelas todos os dias!

Emília

24 comentários:

  1. Olá Emilia,

    O que seria de nós sem as nossas crianças, e contando também com aquela que vive dentro de nós...

    É um dia importante sim, e eu não o reconhecia...

    um abraço e um optimo fim de semana
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Amigas, nunca é demais (re)lembrar as barbaridades que se faziam...
    Apesar de todos os esforços dos países da Organização das Nações Unidas, ainda existe milhares de crianças sem direitos.
    Muitos ainda sofrem as consequências das SOCIADADES
    A fome, maus tratos, doenças e discriminações ainda estão bem patentes nos dia de hoje.
    B. f. semana
    Borrifes de Jacarée

    ResponderEliminar
  3. Emilia e Herminia!! Obrigada pelo carinho!! Adorei o mimo!! Aqui no Brasil comemora-se o dia da crinaça no dia 12 de outubro..

    "Brincando de carrinho ou de bola de gude, criança quer carinho, criança quer saúde chutando uma bola ou fazendo um amigo. criança quer escola, criança quer abrigo lendo um gibi ou girando um bambolé, criança quer sorrir, criança quer crescer agente quer ser feliz, criança é vida e agente não se cansa de ser pra sempre uma criança na hora do cançaso ou na hora da preguiça, criança quer abraço, criança quer justiça serio ou engraçado. no frio ou no calor, criança quer cuidado, criança quer amor..."(Toquinho)

    ResponderEliminar
  4. Como membro da Amnistia Internacional e elemento do NÚCLEO DE CRIANÇAS DA AMNISTIA INTERNACIONAL - VILA NOVA DE FAMALICÃO queria agradecer-lhe por colocar este pequeno grande dia! As crianças e os seus direitos...é de salientar que nos encontramos a desenvolver uma camapanha "A Guerra não é um Brinquedo" que tem como objectivo a recolha de brinquedos bélicos. Para mais informações contactem-nos através de e-mail (aip.ibeji@gmail.com). Mais uma vez obrigada! Joana Lopes

    ResponderEliminar
  5. Bom post. Copiei a última parte e vou escrever qualquer no meu blog.
    Beijinho e obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Olá :)
    As crianças são o inicio. E sendo-o, são ainda frágeis, merecedoras de dobrada atenção e muito respeito. Infelizmente muitas são negligenciadas...

    Parabéns por teres publicado e lembrado esta data tão importante!!

    Um Beijinho

    Joana

    ResponderEliminar
  7. É verdade, Luis, o que seriamos nós sem as crianças! Não sei como o ser humano consegue ser tão indiferente a estes seres maravilhosos. Um beijinho e obrigada pela visita.
    Emília

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Jacarée pelo comentário; já se tem feito alguma coisa pelas crianças, mas, infelizmente há ainda muito mais a fazer; tudo o que se fizer ainda será pouco, pois em pleno sec XXI continuamos a ver atrocidades terríveis cometidas contra as crianças. Um beijinho e bom fim de semana.
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Que bom receber a tua visita, Que Voa! Antes de mais, parabéns pelo belíssimo trabalho que estás a fazer. Sempre fui contra os brinquedos bélicos; os meus filhos nunca os tiveram e parece que aprenderam bem a lição, pois o meu netinho não tem um único. Uma boa iniciativa essa, pois devemos sempre incentivar os pais a não comprarem brinquedos desse tipo para os seus filhos. Obrigada pela visita e espero sinceramente que consigas óptimos resultados com esse trabalho. Um beijinho grande
    Emília

    ResponderEliminar
  10. Olá Amigas

    Neste significante dia 20/Novembro, uma excelente postagem digna de aplausos.
    Parabéns! Bom fim de semana

    Beijinhos

    Alvaro

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana. « as crianças são o início » dizes tu e muito bem; sendo o início serão, portanto a nossa continuidade; esquecemo-nos disso e não lhes damos o verdadeiro valor que têm, esquecendo-nos que serão elas os homens de amanhã. Um beijinho, amiga e obrigada pelo lindo comentário.
    Emília

    ResponderEliminar
  12. Que bom, Simone ler essa letra do Toquinho. Que saudade! Eu sei que no Brasil o dia da criança é o 12/10. Não sei se sabes, mas vivi 14 anos nesse país; os meus filhos são Brasileiros e pt durante muito tempo festejei o dia deles nessa data. Não preciso dizer mais nada...a letra do Toquinho diz tudo. Um beijinho e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  13. Obrigada, Alvaro pela visita. É um dia que deve estar na nossa mente sempre; as crianças devem ser a nossa preocupação todos os dias.Um beijinho e um bom fim de semana, apesar da chuva
    Emília

    ResponderEliminar
  14. Oi cantinhodacasa, como vais? É sempre importante lembrar estes dias que nos alertam para a situação complicada em que as crianças de todo o mundo se encontram. Um beijinho, amiga e um bom fim de semana
    Emília

    ResponderEliminar
  15. É preciso pensar em nossas crianças, lutar pelos direitos delas, aqui no Brasil comemoramos em 12/10, e voce não sabe, mas as crianças sofrem muito aqui. É o descaso na saúde, na Educação, no primeiro emprego, e a exploração das empresas em relação aos jovens que trabalham como estágiarios. São explorados, mal pagos, sem direito a nada.

    As Universidades Públicas aqui, são destinadas aos jovens que desde crianças tem a sorte de terem pais que podem pagar escolas particulares, pois, o Ensino Básico Público está um verdadeiro lixo.

    As crianças vão para aprender coisas, e saem sabendo apenas algumas coisinhas. É um caos!

    Nossos governantes querem um povo ignorante pra não discutir leis, decisões, e principalmente NÃO SABER VOTAR.

    Se eu fosse jovem, aprenderia um idioma e sairia correndo daqui, para nunca mais voltar.

    beijos.

    ResponderEliminar
  16. Olá Minhas Palavras; eu sei como é a vida das criamças aí no Brasil, pois vivi aí 14 anos e os meus filhos são brasileiros, mas, não desanimes tanto, porque aqui está a ficar igual; o ensino público era muito melhor que o privado, mas infelizmente as coisas estão-se alterando. Criança sofre, infelizmente em qualquer país e olha que agora a situação dos licenciados que procuram o 1º emprego aqui está dramática e têm que se sujeitar a tudo para conseguirem trabalhar: Não é só no Brasil, não; o mundo inteiro está se esquecendo das criançs e dos jovens, infelizmente. Mesmo assim, adorava ter ficado no Brasil onde ainda tenho os meus pais e irmão; vou lá com frequência e considero esse país a minha segunda pátria. Um bom fim de semana e volta sempre.Um beijinho e quem sabe um dia não te visito aÍ? Seria bom, não?

    ResponderEliminar
  17. Emilia sabes o que mais me deixa triste? é que todas essas leis papeis acordos não passam disso mesmo...a realidade é que nenhum dos países que assinaram esse acordo respeita e zela por esse gesto que deveria ser Universal.
    Até quando....
    Beijinhos Amiga e doce fim de semana
    Rui

    ResponderEliminar
  18. Tens razão, Rui. Ainda ontem eu disse isso mesmo num blog. Não adiantam todos esses tratados e declarações se não houver vontade no ser humano de mudar as coisas. Claro que se não houvesse todas estas leis talvez fosse pior ainda, mas na realidade é preciso passar do papel à acção e rápidamente.Um beijinho e tudo de bom para ti.
    Emília

    ResponderEliminar
  19. Amigas !!!
    Passei p agradecer vosso comentário
    As crianças são o futuro de amanhã por isso temos o dever, direito de fazer sempre o melhore... o mais saudável o mais humano.
    Bjs e borrifos de Jacarée

    ResponderEliminar
  20. Obrigada, amigo. Uma boa semana e apareça sempre.
    Bjos
    Emília

    ResponderEliminar
  21. Emília, voce diz que o problema das crianças e jovens é igual em todos os países do mundo.
    Eu tenho visto jovens que vem de outros países para o Brasil, trabalhar em grandes empresas, falando mais que um idioma além do deles é claro.

    Mas quase não vejo jovens brasileiros conquistando trabalhos em outros países, eu mesmo tenho um filho, que há cinco anos trabalha na área de informática, praticamente aprendeu se virando com cursos técnicos para reforçar o ENSINO SUPERIOR que não acrescentou nada.É um EXCELENTE PROFISSIONAL, mas não consegue um trabalho que o remunere dignamente, o que ele ganha como salário é simplesmente uma VERGONHA NACIONAL ( 850,00 reais). Casado, como vai se sustentar. A esposa também trabalha, na área de administração empresarial, ganha pouco, é formada em ARQUITETURA mas não consegue emprego nessa especialização.
    Tudo que eu queria, é que eles conseguissem um trabalho digno, fóra do Brasil, e não voltasse mais aqui.

    Esse país é uma droga!

    Hoje em dia é quase impossível comprar uma casa própria, eu tenho a minha e dei um apartamento meu para meu filho morar com a esposa. Uma casinha antiga, num bairro ruim, que precisa reformar inteira, não se compra por menos de 150.000,00 reais. O financiamento é um Absurdo de caro. Ou paga o Banco ou se alimenta!

    E voce me disse que o Brasil é sua segunda Pátria?

    Ainda bem que se ajeitou por aí.

    beijos.

    ResponderEliminar
  22. Olá meninas!
    Bela e importante postagem, parabens!
    Emilia obrigada por postar o url,estava com saudades de passar por aqui!

    Beijos as duas!

    ResponderEliminar
  23. Eu sei que tudo isso é verdade, amiga. Mas olhe, os jovens licenciados potugueses estão na mesma situação; empregos precários e muitos estão emigrando; antigamente a nossa emigração era sem formação, mas agora são também os licenciados que vão para a fora; casa própria só com empréstimo e não faltam casas que estão à venda postas pelo banco que as tomou como hipoteca.Com esta crise o desemprego está elevadíssimo e pode crer que aqui a situação não é muito melhor. Sabe que a gente pensa sempre que os outros é que estão bem, mas com a globalização estão todos a passar pelo mesmo. Sabe, com esse dinheiro cá em Famalicão, cidade, dita do interior você comprava um T1, ou seja um apartamento de um quarto só.Os jovens licenciados ganham pouco; só conseguem casa se os pais ajudarem, se não tem que fazer empréstimo e um salário do casal vai para o pagar.Claro que eu estou a falar de Portugal que é um país pequenino com salários baixos; talvez no resto da Europa as coisas sejam melhores, mas, com a crise actual, acho que o desemprego está muito elevado em todo o mundo e pt acho besteira nestas circunstâncias estar a emigrar.Sabe em que é que eu acho que Potugal está um pouco melhor que o Brasil? É na saúde pública que, embora ainda haja muita coisa a fazer funciona melhor e com melhores condições.Outra coisa é a violência que aqui ainda é muito menor. Mas isto é um assunto que dava um belo debate, mas pessoalmente. Quando eu aí for, quem sabe!!! Um beijinho e não desanime: O Brasil, apesar dos pesares é um país maravilhoso
    Emília

    ResponderEliminar
  24. Obrigada, Miriam pela visita. Nós também já estavamos com saudades suas, mas, com estava de férias, entendemos a sua ausência.Volte sempre. Um beijinho
    Emília e Hermímia

    ResponderEliminar