sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

SERENDIPIDADE

«A capacidade, fenómeno ou agradável surpresa de encontrar algo inesperado durante a busca de alguma outra coisa.
etimologia - a palavra se origina do conto de fadas persa, As Três Princesas de Serendip. Serendip, de origem árabe (Sarandip) dá o nome da ilha de Sri Lanka, no Ceilão e seu uso no Ocidente vem de 361 D.C. Mas o sentido que conhecemos hoje vem da palavra Serendipity, inventada no século XVIII, pelo escritor inglês Horace Walpole.
Serendipidade é usada frequentemente na ciência, quimica, medicina, quando, buscando um propósito acaba-se descobrindo alguma nova cura ou invenção.
Um exemplo de serendipidade remonta à época dos descobrimentos, quando Cabral, em busca das Índias, acidentalmente descobre o Brasil.

Serendipidade é um estado na vida.Busca-se uma coisa e encontra-se outra.É a arte de estar aberto ao improviso, de se deixar lançar na aventura, de compreender a beleza do desconhecido.»



De Bruna Lombardi - in , A minha Palavra Favorita-Edição Jorge Reis Sá



Esta palavra é estranha..., pouco usada, mas devemos todos guardar bem o seu significado e aplicá-lo o mais possivel na nossa vida.Não tenhamos medo do desconhecido!!!Nele, descobriremos, de certeza, algo de belo!


Emília Pinto

3 comentários:

  1. Oi Emilia
    Palavrinha complicada!
    Colnheco a frase"O acaso só favorece a mente preparada"
    Conta a história que um rei no seu leito de morte chama os 3 filhos e diz-lhes que em volta ,há um grande tesouro, então mobilizaram seus homens ,cavaram ,removeram as terras durante anos...o tesouro nunca apareceu , mas as colheitas nunca foram tão abundantes....daí a palavrinha tão "complicada"

    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  2. Está a ver, Hermínia..., andavam à procura de ouro e encontraram colheitas abundantes; isso é serendipidade...; procura-se uma coisa e encontra-se outra, às vezes melhor.Beijinhos e espero que nós encontremos essa tal serendipidade...; bem precisamos!!!

    ResponderEliminar