segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

PARA REFELCTIR

"O dia mais belo? hoje; A coisa mais facil? errar; O maior obstáculo? o medo; O maior erro?; o abandono; A raiz de todos os males? o egoísmo; A distração mais bela? o trabalho; A pior derrota? o desânimo; Os melhores professores? as crianças; A primeira necessidade? comunicar-se; O que mais lhe faz feliz? ser útil aos demais; O maior mistério? a morte; O pior defeito? o mau humor; A pessoa mais perigosa? a mentirosa; O sentimento mais ruim? o rancor; O presente mais belo? o perdão; O mais imprescindível? o lar; A rota mais rápida? o caminho certo; A sensação mais agradável? a paz interior; A proteção efetiva? o sorriso; O melhor remédio? o otimismo; A maior satisfação? o dever cumprido; A força mais potente do mundo? a fé; As pessoas mais necessárias? os pais; A mais bela de todas as coisas? o amor..."
( Madre Tereza de Calcutá )



Sempre muito sábia!

Emília Pinto

4 comentários:

  1. “Não podemos fazer grandes coisas, apenas pequenas coisas com grande amor”. Também
    dizia Madre Teresa de Calcutá. E Ela fez a diferença para o mundo através dos pequenos gestos que começou a executar um dia.
    Isso me faz pensar no que podemos fazer no nosso dia-a-dia para que essa frase surta efeitos no nosso meio...
    Eu penso que ajudar os outros pode dar sentido e significado para nossa vida uma forma que nenhuma outra pode. E, mesmo assim, muitos de nós nem sequer pensamos em servir aos outros. Não é uma questão de opção, simplesmente pensamos que não temos tempo, que não temos habilidades, que não temos recursos e nem sabemos por onde começar. Os problemas do mundo são grandes demais para que possamos fazer a diferença.
    Mas o que fazer? Como fazer? Quando fazer? Primeiramente, encontre um caminho e uma luz para seguir. Então arregace as mangas e comece a ajudar. O maior princípio cristão é amar ao próximo. Você não precisa cruzar oceanos para ajudar a acabar com a fome na África ou tratar das vitimas da guerra no Iraque, porque há muitas pessoas aqui mesmo nesta cidade que são pobres de espírito, preocupadas, deprimidas, dançando o mais rápido que podem, seus filhos podem estar doentes ou suas economias acabaram... Há idosos em asilos que gostaria apenas de uma visita, de um aperto de mão... Há famílias se desfazendo, crianças jogadas a própria sorte, que precisam apenas de uma mão que lhe indique o caminho a seguir...
    Há muita solidão entre nós, solidão ameaçadora, que nos remete a um fechamento emocional terrível... As pessoas desistiram da paz e da igualdade... Faça o que você puder, o que as pessoas de bom coração sempre fizeram, dê água a quem tem sede, divida sua comida, tente ajudar os sem teto a encontrar um abrigo, defenda os prejudicados.
    Não podemos mais esperar que o governo preencha as lacunas . Já vimos o que acontece quando entregamos nas mãos das instituições. Entregar não é a resposta, precisamos ajudá-las. Nossa presença é a resposta. Quando deixamos que o governo ou as empresas sirvam aos outros, perdemos a oportunidade de encontrar significado e sentido em nossa vida.
    O que cada um de nós pode fazer? Olhe ao seu redor! Nós somos as pessoas pelas quais outras vem esperando. O poder de ajudar aos outros começa agora! Exatamente onde você está!

    ResponderEliminar
  2. Oi!Emilia
    Se o mundo seguisse esta Santa, acabaria a fome e a guerra.Haveria amor entre os povos.A simplicidade e a bondade estão expressa naqueles olhos bondosos.É verdade sim ,que por vezes um sorriso transforma um coração angustiado.Palavras sábias e Santas a de Madre Teresa.,em tudo o fez pôs o AMOR,deu vida e força aos mais necessitados.

    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  3. Oi Anna! Que lindo o teu comentário! Eu costumo dizer que são « os pequenos gestos » que fazem a vida valer a pena. Um olá..., um sorriso carinhoso...,um olhar meigo..., uma palavra amiga.Quantas vezes uma destas coisinhas, tão simples, faz uma pessoa sorrir..., uma pessoa que já tinha até esquecido o que era um sorriso. Quando o fazemos, ficamos mais felizes, achamos que, só por isso, o dia valeu a pena. O pior, é que depressa esquecemos..., voltamos à correria.., às nossas preocupações e lá estamos nós..., tristes..., apagadas..., sem luz. Afinal.., é tão simples ajudar..., ajudar os outros e a nós próprios; é só não esquecer « os pequenos gestos »; eles fazem autênticos milagres! É por isso que gosto da Madre Teresa de Calcutá.Pelos seus pequenos e grandes gestos é considerada a santa dos ghetos..., a protectora dos mais pobres dos pobres..., a santa de todas as religiões. Um beijinho Anna e desejo que dês e recebas sempre esses « pequenos gestos ».

    Mila

    ResponderEliminar
  4. Cá está a nossa Santa de volta,Hermínia, só para nos lembrar daqueles « pequenos gestos ». Para se ser soldário não é preciso muito. Basta olhar à nossa volta e tentar fazer os outros felizes ; ao fazermos isto, ficamos também felizes...; voltamos muitas vezes para casa mais alegres só porque na rua demos um sorriso, parámos um pouco a conversar com uma pessoa que ,notava-se bem,só queria um pouco de atenção. Isto não custa nada..., pena é que não o façamos mais vezes!Um beijinho carinhoso.

    Emília

    ResponderEliminar