quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O Bicentenário de Darwim

De como Charles Darwin concebeu A Origem das Espéciese aprofundou suas teses

Embora os gênios costumem ser representados como pessoas “inspiradas”, que têm idéias brilhantes a partir do vácuo, o fato é que quase sempre o inverso é verdadeiro. Em vez de ser atingidos por um raio fulminante, homens que entram para a História como luminares, trabalham anos e anos em suas teses revolucionárias.

O naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) é um ótimo exemplo disso. Ele ficou conhecido como o pai do evolucionismo. Sua teoria diz que as várias espécies de vida não foram criadas já “prontas”, mas evoluíram no correr das eras, obedecendo ao princípio da “seleção natural”. Quando Darwin é mencionado, é inevitável que logo em seguida surja o nome de sua obra-prima, A Origem das Espécies (1859), em que ele condensou suas idéias pela primeira vez.


in, Blog Do Miranda Sá

Emília Pinto

3 comentários:

  1. Oi! Emilia!
    Estamos sempre a aprender, e assim aumentar os nossos conhecimentos, não me era desconhecido de todo, mas não tao aprofundado daí a saber que o Sr.Darwin, se entreteve com a evolução das espécies e daí a dizer ,que somos a raça aprefeioada do macaco,logo combatido pela Igreja, e a polémica começou ,daí o avanço para melhor estudo, sobre o evolucionismo.
    Até breve
    Herminia.

    ResponderEliminar
  2. Mila, li em alguma revista pesquisas mostram que, mesmo com todas as evidências científicas acumuladas nos últimos 150 anos desde a publicação de "A Origem das Espécies", a aceitação de sua teoria da evolução por seleção natural ainda enfrenta dúvidas e angústias. Sem falar, é claro, que ela derruba qualquer argumento razoável que alguém já teve para a existência de Deus.
    Eu, particularmente, evito me aprofundar nesse tema. Qdo criança não ia ao zoologico por sentir pavor macacos. Cresci com essa "neura" e ñ suporto a idéia de tê-lo como "parente"...msm que distante...rss..
    Mil beijinhos
    Lilás

    ResponderEliminar
  3. Pois é, Lilás, é melhor mesmo não nos aprofundarmos muito nestas questões. Se quer que lhe diga..., interessa-me pouco se descendi do macaco ou não, o que importa é que estamos cá para VIVER e temos que fazer tudo para que a VIDA seja vivida com a máxima alegria, dando importância aos « pequenos gestos » que, na minha opinião, são o que fazem que a vida tenha graça..; dar e recebê-los. Um beijinho e obrigada

    Mila

    ResponderEliminar