sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CULTURA E CIVILIZAÇÂO






Uma mesa cheia de feijões.O gesto de os juntar num montão único. E o gesto de os separar, um por um, do dito montão.O primeiro gesto é bem mais simples e pede menos tempo que o segundo.Se em vez da mesa fosse um território, em lugar de feijões estariam pessoas. Juntar todas as pessoas num montão único é trabalho menos complicado do que o de personalizar cada uma delas.O primeiro gesto, o de reunir, aunar, tornar uno, todas as pessoas de um mesmo território é o processo da CIVILIZAÇÃO.O segundo gesto, o de personalizar cada ser que pertence a uma civilização é o processo da CULTURA.É mais difícil a passagem da civilização para a cultura do que a formação de civilização.A civilização é um fenómeno colectivo.A cultura é um fenómeno individual.Não há cultura sem civilização, nem civilização que perdure sem cultura.


Almada Negreiros, in "Ensaios"
Ps. A Civilização e a Cultura formam a identidade de um povo,num determinado lugar, e num determinado lugar do tempo,tendendo sempre a competir com a do povo vizinho..
Herminia Coelho Lopes

1 comentário:

  1. Parabéns pelo post!Está muito boa a diferença entre civilização e cultura. Dizemos muitas vezes« esta pessoa tem uma cultura muito vasta » ; está errado! O que a pessoa tem é conhecimentos.., formação e não cultura. Um beijinho

    Emília

    ResponderEliminar