domingo, 4 de março de 2018

MOTIVO




 Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço, — não sei, não sei.
Não sei se fico ou passo.
Sei que canto.

E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
mais nada

 Cecília Meireles


  Sei que ainda é cedo, mas, como gosto muito deste poema, aproveito para o dedicar às minhas amigas e também aos amigos que as acompanham. O dia 8 de Março, dia da Mulher foi criado para nos lembrar que há mulheres que nunca veem na vida MOTIVO para sorrir. Pensemos nelas!

Um beijinho

Emília Pinto

46 comentários:

  1. Gosto de Cecília, gostei desse poema e agradeço a homenagem e também desde já te parabenizo! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente que tenhas gostado, Chica. Que te sintas sempre feliz e no dia 8 ainda mais. Um beijinho e muito obrigada
      Emília

      Eliminar
  2. https://poemasdaminhalma.blogspot.pt
    Olá Emília, Lindo poema em homenagem a Cecília Meireles.Gostei amiga.
    Beijinhos e excelente fim de semana.
    Luisa fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luisa. Gostei muito deste poema e, como gosto também muito de Fagner, achei-o ideal para homenagear as mulheres que tão carinhosamente me visitam. Que sejas muito feliz e que no dia 8 estejas acompanhada das pessoas que te são queridas, festejando o nosso dia com muita alegria. Beijinhos e obrigada pela visita
      Emilia

      Eliminar
  3. Olá, Emília, esse poema é lindo, tão lindo para o dia 8 de março. Adoro o primeiro verso:

    "Eu canto porque o instante existe
    e a minha vida está completa.
    Não sou alegre nem sou triste:
    sou poeta."

    Um Dia Internacional da mulher bem especial pra você, amiga, vamos ver se daqui a alguns anos a gente não precise mais matar um leão por dia para provar nossa capacidade, enfim, para provar do quanto somos capazes.

    Grande beijo, querida amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi isso mesmo que pensei, Tais, " um poema muito, muito lindo para o dia da mulher e ficou ainda mais bonito acompanhado por Fagner de quem gosto muito.
      Tenho medo, amiga, que daqui a " a alguns anos " estejamos já tão fraquinhas que não seremos capazes sequer de matar uma mosca, mas...não vamos " morrer antes do tempo " e, portanto mantenhamos essa esperança. Um beijinho muito especial para ti e que no dia 8 tenhas a alegria bastante para festejar com a tua família. Até breve e obrigada.
      Emilia

      Eliminar
  4. Boa noite Emília!
    Minha pausa no blog se alongou um pouquinho mais, por isso minha ausência por aqui.
    Gostei muito da homenagem. A mulher é o ser mais diferente e complicado de todos, mas é também o mais belo e especial. O poema da Cecilia é maravilhoso, minha poeta favorita, considerada umas das vozes líricas mais importantes da língua portuguesa. Além desse poema, eu gosto também do "canção".
    Obrigada por essa homenagem linda a nós mulheres. Feliz Dia da mulher pra você!

    Um beijo embrulhado num buquê de flores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Smareis, a mulher é um ser humano diferente, por vezes complexo, mas é especial em muitos aspectos, principalmente no grande papel da criação; trabalha fora, trabalha muito em casa, trata dos filhos e é sempre a última a deitar-se, pois antes disso, tem de pensar no café da manhã dos filhos, de os prepara e, em alguns casos ainda os transporta para a escola. Salvo raras excepções, todos em casa estão em primeiro plano e ela sorri vendo todos felizes, esquecendo-se muitas vezes que ainda nao teve tempo para sentar à mesa. Para algumas mulheres, Smareis, a vida é muito dura e a grande maioria não têm condições de pagar por ajuda nos trabalhos domésticos, Smareis, fiquei muito contente com a tua volta e brevemente irei fazer-te uma visita. Também irei agora conhecer o poema " canção" De certeza que gostarei. Obrigada, querida amiga, pela visita e pelas palavras carinhosas.
      Beijinhos
      Emília

      Eliminar
    2. Pois é Emília, a mulher consegue conciliar tudo ao mesmo tempo, coisa que o homem talvez jamais faria. Eu sempre digo que a mulher deveria ter o seu DIA marcado de vermelho no calendário, e o feriado deveria ser uma grande festa. Será que merecemos isso?????
      Tem uma atualização!
      Um ótimo fim de semana!
      Um abraço, e um sorriso!
      (Tem atualização por lá.)
      Escrevinhados da Vida

      Eliminar
    3. Também não seria preciso tanto.....mas que mereciamos muito mais consideração e respeito, isso tenho a certeza; o homem ficaria todo " baralhado" se tivesse de exercer tantas funções ao mesmo tempo , tendo ainda de ouvir constantemente os filhos pequenos a chamarem por ele. Seria uma catástrofe!!! Irei aos teus " escrevinhados "ver as novidades. Obrigada por teres voltado cá. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  5. Uma bonita homenagem a todas as mulheres. Agradeço-lhe pela minha parte. É maravilhoso este poema da Cecília Meireles. Gostei de o ouvir cantado e de o ler também para assimilar cada palavra de uma Mulher que foi também Poeta. Uma beleza, Emília, minha Amiga.
    Que tenha um bom dia da Mulher.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Graça! Fico muito feliz que tenhas gostado! Eu adorei este poema musicado por Fagner e pensei em dedicá-lo a todas as mulheres. Parece que acertei, pois têm mostrado admiração por ele. Muito obrigada, amiga e vou fazer os possiveis para que este dia 8 seja bem passado junto dos que amo. Pena ter a minha mãe longe, uma grande mulher, de 88 anos e que vive um momento delicado. Pelo menos, conversarei com ela. Um beijinho, amiga,
      Emilia

      Eliminar
  6. Não conhecia este poema...Uma bela homenagem às mulheres..
    Obrigada pela partilha.
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Marta! Muito satisfeita com o agrado deste post, desejo-te um bom dia da Mulher; que seja aquilo que esperas dele e que assim sejam todos os outros dias. Um beijinho, amiga!
      Emília

      Eliminar
  7. Musica muito bonita mostrando o bom gosto musical de quem o publicou.
    .
    * Chuva que acalma CORAÇÕES … secos pela desventura *
    .
    Cumprimentos poéticos
    Votos de um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gil! Com certeza há mulheres na tua vida e por isso lhes deixo aqui um beijinho muito especial. Tenho a certeza que vais contribuir para que tenham um dia especial. Um abraço, amigo.
      Emilua

      Eliminar
  8. Uma dedicatória a todas as mulheres que se desdobram quer em alegrias ou silêncios sofridos sem nunca perderem a razão principal de SER: amor.
    Não há regra sem exceção e a beleza não está na monotonia , mas é enorme a força que mulher carrega . Cecília Meireles é uma poetisa fora de série com sentimentos que nos arrebatam . Gostei de ver e de ouvir, embalada na tua homenagem tão genuína . Obrigada , EMILIA, querida amiga e Parabéns também para ti
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Manuela, " as mulheres se desdobram , quer em alegrias oi silêncios sofridos, sem nunca perderem a razão principal de Ser: amor ". Não vai ser diferente, neste dia, pois sempre temos em mente aquela mulher que nos deu o ser e que amamos acima de qualquer coisa, mas com certeza, amanhã dia 8 estará muito mais presente esse SER tão especial. A minha está longe e a ainda a sofrer pela partida do companheiro, mas, pelo menos, posso conversar um pouquinho com ela para a confortar e para me sentir também melhor. Sei que para ti, querida amiga, vai ser bastante pior, pois a tua partiu e deixou no teu coração uma saudade imensa; ainda não sabia o que era essa dor, mas agora já sei e entendo muito melhor o sofrimento de uma perda assim. Deixo-te um beijinho muito, muito especial e os meus sinceros votos de que passes um dia alegre junto dos teus queridos que estão presentes. Farei o mesmo, pois assim quer e exige a vida. Muito obrigada pelo carinho que sempre sinto nas tuas palavras. Parabéns, Manuela
      Emilia

      Eliminar
  9. O poema da Cecília Meireles foi uma excelente escolha.
    E eu, se o permites, associo-me à tua magnífica homenagem à Mulher.
    Boa semana, amiga Emília.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como digo acima, Jaime, também dedico este post aos amigos, pois todos eles têm ou tiveram uma grande mulher na sua vida. Então amigo, agradeço-te a presença e as palavras e aqui te deixo um abraço e um beijinho especial para as mulheres da tua vida. Até breve!
      Emilia

      Eliminar
  10. Uma bonita homenagem à Mulher, foste feliz na escolha o poema é belo mesmo!
    Desejo a vc um Feliz Dia da Mulher.
    No meu blog tem uma singela homenagem , se puder visite-me!
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida amiga! Que o teu dia seja de muita alegria junto dos que amas e que assim sejam também todos os outros que a vida te conceder. Um beijinho e parabéns.
      Emilia

      Eliminar
  11. Belíssima escolha. Adirei :))

    Hoje: - {Poetizando e encantando} ...Promessas
    .
    Bjos
    Votos de uma feliz Terça-Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Larissa ! Que tenhas um bom dia amanhã, dia 8, já que é o dia dedicado a todas nós. Um beijinho e parabéns!
      Emilia

      Eliminar
  12. Emília,

    "irmão das coisas fugidias", assim eu fora!
    Bela homenagem à condição feminina!

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveito a oportunidade, Manuel, para mandar um beijinho muito especial às mulheres da tua vida e a ti deixo-te o meu agradecimento e um abraço. Fico contente que tenhas gostado
      Emilia

      Eliminar
  13. Uma belíssima escolha, Emília, para assinalar este dia tão especial! De facto, haverá mulheres, com vidas tão sobrecarregadas, que será difícil de facto, acharem motivos para sorrir...
    Grata por esta belíssima homenagem, nas sempre doces e assertivas palavras de Cecília...
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sim, Ana, mulheres sobrecarregadas de trabalho, mas há também aquelas que sofrem violência por parte dos companheiros e aquelas que muito sofrem por não terem um pão para alimentar os filhos; esta dor deve ser terrivel. Ana, deixo-te um beijinho muito especial e outro para a tua mãe que, com toda a certeza, terá um dia feliz junto da filha, para ela, a mulher mais especial de todas. Parabéns às duas!
      Emilia

      Eliminar
  14. Excelente escolha com que homenageias as mulheres, principalmente as mais sofridas.

    Não sou uma grande mulher , como dizes. Sabes? Nem sei o que sou.
    Apenas sei que nunca mais recupero da falta que a minha mãe me faz!
    Tento pensar sempre que ela olha por mim.
    Tenho um neto que precisa cada vez mais de apoio.

    Obrigada por estares aí!

    Beijinhos, Emilia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és uma Grande Mulher? Claro que és, Lisa! Uma mulher que acarinhou os pais até ao fim, com muita coragem , sabendo que, apesar da dor da perda, tem que seguir em frente pois há quem dela precise muito. És mulher, és mãe e és também uma grande avó, Lisa e , além do mais, para mim é um orgulho ter-te conhecido; foi por acaso que te conheci naquele passeio à
      Turquia, mas não foi por acaso que nos tornamos amigas. Nāo sei o que foi, mas o certo é que a amizade foi crescendo, apesar de nunca mais nos termos encontrado. Sei que o dia de amanhã não vai ser muito alegre para ti, mas, não te esqueças que de lá de cima a tua mãe olha por ti e quer ver-te feliz. Não sei se é assim, mas é melhor que pensemos desta maneira, não? Ajuda a diminuir a dor. Beijinhos e..." obrigada por estares aí " sempre pronta a escutar-me.
      Emilia

      Eliminar
  15. Linda sua homenagem com a escolha desta magnifica poeta e mulher.
    Devemos lembrar que não só nesta data precisamos usar nossa sabedoria e sensibilidade para conquistar nosso espaço. Mostrar a importância feminina no mundo, com amor tudo se consegue.
    Beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E verdade, Léah, dia da mulher deveria ser todos os dias, pois ela é fundamental em todos os sectores da sociedade, mas, creio que este dia foi criado para lembrarmos aquelas que ainda hoje sofrem abusos de toda a espécie. Ainda há muito caminho a percorrer, mas também temos de concordar que já muito foi feito para protecção das mulheres mais vulneráveis. Obrigada, querida amiga e desejo-te um dia alegre junto da tua familia. Um beijinho
      Emilia

      Eliminar
  16. Ah! essas mulheres que como nós habitamos o mundo como rosas, mas não se enganem - se preciso for apontaremos nossos espinhos-
    E a luta continua...
    Uma bela homenagem Emília.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Loudinha, não devemo ser muito passivas e quando for preciso temos de " apontar os nossos espinhos" . No começo podemos ter problemas, mas, insistindo começaremos a ser respeitadas . Foi assim que conseguimos o que temos hoje, embora ainda haja muito a fazer. Obrigada pela visita, amiga e desejo que os teus dias sejam sempre com muita saúde e amor. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
  17. Querida Emília

    Cecília Meireles com a sua sensibilidade compôs este poema que nos coloca no palco das nossas indecisões e incertezas. Se acreditarmos em Fernando Pessoa, e parafraseando-o, "o poeta é um fingidor, nem sempre é dor a dor que deveras sente". Por vezes penso perceber o que ele quer dizer, outras não. Mas nós, simples mortais, sentimos deveras a dor quando ela acontece, não é? E a dor que nos assola é a situação desgraçada da mulher por cá, com maus tratos, violência doméstica que não raro leva à morte. Uma situação que já tem nome: feminicídio. Pelo mundo fora a situação não é melhor, acontecendo ser a Mulher privada dos seus direitos e liberdade mais básicos, como ser humano.

    Minha amiga, interpretaste excelentemente o meu pequeno texto. Alias, como sempre. Tens o cuidado de ler com interesse e os teus comentários são exposições com muito talento e sensibilidade. Muito obrigada.

    Desejo-te um Dia da Mulher muito bem passado, com muita alegria, junto aos teus.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Olinda, pelas palvras sempre carinhosas. Também não sei muito bem o que Fernando Pessoa quer dizer, mas, é como tu dizes, a dor vem e, como seres normais que somos, sentimo-la e, às vezes de uma maneira bem sofrida; além das dores proprias da vida, infelizmente há mulheres que sofrem muito só por pensarem de modo diferente, por viverem em locais onde são consideradas simples oblectos e ainda muitas que são maltratadas pelos próprios maridos e até pais . É revoltante que, em pleno sec. XXI ainda se maltrate tanto as mulheres e que ainda se trate muitas como se fossem escravas. Mas, amiga, aos poucos as coisas vão mudando...já muito se fez, temos de concordadar, não é verdade? Beijinhos, querida Olinda e desejo-te muita saúde e alegria assim como aos teus familiares. Quanto ao meu comentário no Xaile, sim, tento sempre ler com muita atenção os posts que são publicados, pois acho que tem de ser assim, não é? Obrigada por estares sempre presente e até breve. Um bom fim de semana, apesar do mau tempo
      Emilia

      Eliminar
  18. Sendo hoje DIA INTERNACIONAL DA MULHER, nada me impede de dizer que: "" Cada mulher que nasce é uma Estrela que brilha na Terra "" ...... A Sua publicação - poema maravilhoso - é de uma ternura e carinho exemplar.
    .
    * (Poetizando e Encantando) MULHER ... O Equilíbrio da Vida *
    .
    Votos de um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gil. O " Equilibrio " na vida é fundamental, mas nem sempre o conseguimos. Beijinho e um bom fim de semana
      Emilia

      Eliminar

  19. ❤ Boa tarde mulher linda! Parabéns pelo seu dia, nosso dia❤ Não somente hoje, mas todos os dias, que sejamos reconhecidas e amadas. Um dia só é pouco pois és a mais elevada das criaturas, o mais sublime dos ideais, o coração que fabrica amor Todo dia é dia da mulher! Que nossos direitos sejam cobrados e que a sociedade seja justa, sem descriminação.
    Feliz dia Internacional da mulher, extensivo a todas as mulheres da sua família!
    Abraços da amiga Lourdes Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que a vida nos dê sempre motivos para sorrir e que tenhamos saúde para seguir em frente. Beijinhos e muito obrigada pelo carinho. Um bom fim de semana
      Emilia

      Eliminar
  20. Cecilia Meireles! Que bom vir aqui te ver e me deparar com uma de nossas melhores poetisas. Um parabéns, mesmo que atrasado a vocês rainhas deste mundo! Alguém um dia perguntou quem sou eu. Eu apenas disse, que sou um daqueles ventos que vem e levanta tudo o que encontrou pelo caminho. Sou triste e sou alegre. Enfim somos seres que navegam pelo mar dos sentimentos. Cecilia Meireles nos passa o que a alma sempre diz. Um grande e carinhoso beijo.

    ResponderEliminar
  21. Isso mesmo, Beto, somos " seres que navegam pelo mar dos sentimentos ", somos alegres e somos tristes só nem sempre conseguimos ser poetas. Este poema agradou-me muito e achei que ficou bonito musicado por Fagner . Agradeço te imenso a homenagem que fazes às mulheres, classificando-as " rainhas deste mundo " e, creio que tens razão, algumas são rainhas e daquelas guerreiras que não se cansam de lutar pelo seu " povo ". Beijinhos, querido amigo e desejo-te uma bela semana.
    Emilia

    ResponderEliminar
  22. Emília, passei para desejar uma boa semana e acabei por ler/ouvir um belo poema da Cecília Meireles. Bela escolha!
    Com algum atraso deixo um abraço apertado - daqueles que só mulheres amigas sabem dar.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  23. Que bom, Teresa! Gostei muito que tivesses passado por aqui e, principalmente, adorei o " abraço apertado, daqueles que só mulheres amigas sabem dar" . Soube-me tão bem!!! Deixo-te um desses abraços e um beijinho, muito especial.
    Emilia

    ResponderEliminar
  24. Ahh esse poema é maravilhoso! Que bom que cheguei aqui! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito que tivesses chegado aqui e que te tenha agradado este poema. Já visitei o teu cantinho e fiz-me tua seguidora. Volta sempre! Obrigada
      Emilia

      Eliminar